Pão de malte

postheadericon Pão de malte

Introdução:

Mosto preparado, já no fermentador, vamos limpar o equipamento. Uma dúvida comum é o que fazer com o bagaço de malte que fica na panela de recirculação. Alguns jogam fora, outros dão para animais (galinha, porco, gado), alguns fazem adubo. Uma alternativa de se fazer com o bagaço (ou parte dele) é pão.

Pãozinho de malte.

Pãozinho de malte.

Ingredientes:

400gr de bagaço de malte
800gr de farinha de trigo
500gr de Bacon
200mL de leite
100mL de óleo
3 ovos
1 Colher de chá de açúcar
2 tabletes de fermento biológico (30gr)
Mussarela a gosto

Mais importante que o bagaço de malte, em um pão de malte, é o bacon!

Mais importante que o bagaço de malte, em um pão de malte, é o bacon!

Obs. Não se prendam muito as quantidades, o que precisar comprar, compre um pouco a mais do que irá usar (melhor sobrar do que faltar).

Receita:

Dissolva o fermento no açúcar, amassando com uma colher. Você irá perceber que a medida que aperta o fermento com o açúcar ele vai ficando meio líquido. Isto ocorre pois as células de fermento vão expulsar água e absorver o açúcar, para tentar manter o equilíbrio celular entre o meio interno e externo.

Fermento já diluido.

Fermento já diluido.


Bata no liquidificador o bagaço de malte, o leite, o óleo e os ovos. Bate até que a mistura fique bem homogénea.
É preciso ter um pouco de paciência na hora de bater no liquidificador. Se colocar todo o bagaço de malte, o liquidificador terá dificuldade em bater, sendo preciso com uma colher ajudar a mexer. Recomendo ir batendo e adicionando aos poucos o bagaço de malte.
Quanto mais bater, maior a tendência da massa ficar macia, e sem pedaços de casca de malte no meio. Algumas pessoas gostam de adicionar uma pitada de sal enquanto batem. Como o bacon já é salgado, prefiro não adicionar mais sal.
Bagaço batido no liquidificador.

Bagaço batido no liquidificador.


Com a massa batida, misture o bacon (com a gordura). Caso não use bacon, é preciso aumentar a quantidade de óleo. Se seu bacon estiver muito gorduroso, reduza um pouco a sua quantidade de óleo.
Adicione o fermento biológico já dissolvido.
Aos poucos vá adicionando a farinha, até encontrar o ponto da massa (quando a massa para de grudar nas mãos limpas).
Deixe a massa descansar por 20 a 40min.
Pãozinhos enrolados e prontos para assar.

Pãozinhos enrolados e prontos para assar.


Após a massa descansada, você irá notar que ela cresceu. Com cuidado vá tirando pequenos pedaços de massa, e enrole em um pedaço de mussarela.
Assando.

Assando.


Asse no forno a 150°C por 15 a 30 minutos.
Pãozinho aberto.

Pãozinho aberto.

About Victor Hugo
Nasci e moro em Belo Horizonte. Sou Técnico em Mecatrônica pelo CEFET-MG, e estudante de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela PUC-MG. Profissionalmente atuo no mercado de Automação Industrial bem antes de conhecer cerveja, uma paixão que deu origem a este blog e a outras ferramentas que utilizo em minhas produções. Desde 2012, por hobby, produzo cerveja, sendo este blog criado em 2013 para me auxiliar a organizar as idéias e passar para frente o que venho aprendendo.

2 Responses to “Pão de malte”

Leave a Reply